Independentemente da doutrina que você e a sua igreja seguem, se você é protestante e tem uma bíblia, com certeza já ouviu falar na biblia jfa, mesmo que você não saiba muito o que isso significa. Essa sigla remete a João Ferreira de Almeida, primeiro tradutor da Bíblia Sagrada para a língua portuguesa, e é a tradução mais utilizada pelas igrejas protestantes no Brasil e, por isso, acaba servindo de base para outras bíblias, como as bíblias de estudo das mais variadas linhas teológicas.

Aliás, esse é o principal foco desse artigo: as bíblias de estudo. Elas são ferramentas fundamentais para que você possa entender com mais facilidade a bíblia JFA original, que por ter sido traduzida há séculos, tem uma linguagem bastante erudita e ultrapassada, o que dificulta a sua leitura e entendimento por parte dos leitores mais leigos ou que ainda estão iniciando a sua trajetória pelas palavras do Senhor.

biblia jfa

As bíblias de estudo, independente da doutrina teológica, contam com itens que auxiliam na leitura dos textos bíblicos, como as notas de rodapé, introduções, resumos, notas explicativas sobre as passagens e personagens, entre outras coisas, além de utilizar nesses comentários acessórios uma linguagem mais simplificada do que a Bíblia Sagrada original, mas sem deixa-la de lado.

Então, se você faz parte desse público que ainda está ingressando na vida religiosa, uma bíblia de estudo é fundamental para que você consiga acompanhar a verdadeira mensagem que Deus traz para nós. Para escolher a sua bíblia de estudo com esse objetivo, o indicado é que você escolha uma que tenha a mesma doutrina que a sua igreja segue, pois ajudará até mesmo você a compreender melhor as palavras do seu pastor.